segunda-feira, 3 de outubro de 2016

OUTROS GRUPOS GNÓSTICOS

Por toda parte ouvimos dizer que as coisas devem mudar, e em especial os seres humanos. Essa é a mensagem que o fundador do Lectorium Rosicrucianum propagou durante toda a sua vida. O artigo de Annick de Witt “Uma mudança climática interior”, que publicam  na revista Pentagrama, é um excelente exemplo. Com plena responsabilidade, é absolutamente possível, em nossa época, fazer brilhar com todas as suas cores a antiga mensagem gnóstica sobre as duas ordens de natureza: a ordem da realidade terrestre e a da realidade divina. O artigo intitulado “O edifício espiritual do futuro” mostra como uma escola espiritual moderna como a Rosacruz Áurea se esforça para estruturar a mudança interior
está no silêncio – repouso – movimento; - a ação: alcançar o alvo no momento justo, no movimento e na ação. O triângulo “unidade, liberdade, amor”, orientado para o alto, e o triângulo “conhecimento, amor, ação”, orientado para baixo, simbolizam a essência ígnea que jorra, como uma energia vulcânica, da fonte central do campo de força.

para  climática interior
É necessário inverter nossa visão de mundo
É necessário compreender o universo interior de cada um
“Reconheci-o, aquele que era o meu ser verdadeiro, de quem fui um dia separado.”

Viver ou ser vivido 
Pouco importa a complexidade do ser humano, é possível defini-lo em duas palavras simplesmente: exterior e interior. Na interação desses dois aspectos contrários, encontra-se o que chamamos a pessoa, o “eu”.
O que o homem natural tem de espiritual não lhe provém dos animais, nem dos vegetais, nem dos minerais, mas sim da natureza fundamental
Ao dizer isso, ele pecou contra todos os mortais que o haviam protegido a revivificação da rosa acontece paralelamente à revivificação de Pistis Sophia, que é a sabedoria unida à fé. É um momento crucial. E então, o que Sophia fará, ao tornar-se consciente de si mesma? Continuará ela unida a sua companheira Pistis? Continuará unida ao Espírito invisível? A crise da Sophia


A imagem do homem perfeito

 O homem decaído também ficou profundamente perturbado diante do impulso de luz do campo de vida divino. Ele não pode ver a imagem do homem perfeito, mas ele é tocado pela luz. Seu pensamento tenta, então, captar a luz – mas não consegue. Por isso, ele dirige seu amor para a terra. Isso quer dizer que ele altera os impulsos de luz do campo de vida original em proveito de suas criações mentais. Voltemos nossa atenção para os textos de Nag Hammadi. Os éons, loucos de inveja, são forçados a reconhecer que há um Homem-Luz que existe antes deles e que possuiu uma força superior à deles. É por essa razão que Ialdabaoth, auxiliado pelas forças do caos, que são os arcontes da imperfeição, decide criar os homens com base na imagem que ele viu, e eles aprisionam a luz, por extrema inveja dela. Da substância das trevas, eles geram corpos humanos para neles “aprisionar a luz”. Assim foi criado o homem material. Em A origem do mundo lemos: “O corpo do homem material era semelhante ao seu corpo; seu arquétipo, entretanto, era semelhante ao homem original. Porém, antes que estivesse pronto, a força Sophia-Zoé (Sabedoria-Vida) precedeu-os e criou a seu lado um homem que, mais tarde, instruiria o homem material e o salvaria das potestades das trevas: esse foi o homem-alma, ainda chamado de ‘hermafrodita’ ou ‘mestre da vida’ que, em hebreu quer dizer ‘Eva’ ”. As três manifestações do homem O arquétipo das três manifestações do homem (homem-espírito, homem-alma, homem-corpo) é, portanto, o Adão-Luz que desceu de ogdóade para confundir o arconte das trevas e revelar a luz divina a suas potestades. Assim, a força crística desce no mundo e nos microcosmos para segurar nosso próprio Ialdabaoth, nosso ser aural, fruto de nossa teimosia. As Potestades das trevas criaram o homem material para aprisionar a luz. Mas, graças ao homem-alma criado por Sophia-Zoé, as trevas se deslocam e se dissolvem, deixando resplandecer em sua perfeição a imagem do primeiro homem. Uma última citação de A origem do mundo: “O primeiro Adão, Lucifer  Adão-Luz, é espiritual. Ele surge no Cheio de alegria, o homem acolhe o nascimento interior da luz (Escultura copta, ca. século V d.C.). A força da Pistis, a fé, religa de modo invisível a rosa do coração à criação original 43 primeiro dia. O segundo Adão é provido de uma alma. Ele surge no sexto dia e se chama ‘hermafrodita’; o terceiro Adão é terrestre, é ‘o homem da lei’. Há três homens e seus descendentes no mundo, e isso até a perfeição do éon: o éon da matéria, o da alma, o do espírito [...] Há, portanto, três espécies de batismo: o batismo da água, o batismo do fogo e o batismo do espírito”.

Quem alcança a quintessência do homem verdadeiro conhece sua origem, passa pela matéria, encontra seu verdadeiro lugar e seu verdadeiro destino, e isso como indivíduo que faz parte da multidão que constitui a humanidade. Ele é o servidor que prepara a casa e distribui a luz para todos que se aproximam, em unidade, liberdade e amor. Essa é a receita, a fórmula pela qual, através dos séculos, os rosacruzes prepararam o remédio da libertação gnóstica. Esse remédio universal opera magicamente de três maneiras. No exterior, mediante a Fraternidade, pela vivência interior e mediante a revelação espiritual
esse é o caminho da mão esquerda para a ascençao da alma 

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